Nem todas as mulheres querem ter filhos. E alguns estão prontos para o nascimento de uma criança, mas não podem engravidar, embora tenham tudo com saúde. “Nossa capacidade de gravidez pode bloquear o inconsciente”, a psicanalista Elena Lyulunena tem certeza.
Entrevista com Elena Lyulunen
Elena Lylunene é membro pleno da Associação Internacional de Psicanalíticos, Moscou e Sociedades Psicanalíticas Parisienses, Professor do Instituto de Psicologia Prática e Psicanálise.
Psicologias: Como temos o desejo de ter filhos?
Elena Lelunene: Elena Lelunene: Para uma mulher, é bastante natural, embora tenha muitos rostos. Para alguns, essa é a personificação do amor, o que une dois, para alguém, é a necessidade de ter um apoio ou desejo de preencher um vazio interno. Para todas as pessoas, as crianças são a realização da fantasia sobre imortalidade, continuando a vida através de gerações. Além disso, essa pode ser a personificação do sonho das crianças principais, por causa das quais as meninas adoram brincar de bonecas: se tornar uma mãe, ter filhos, como uma mãe. Mas também temos fantasias inconscientes em nós. A gravidez é o momento em que uma mulher está em contato com eles de perto: dentro dela está alguém sobre quem ela não sabe nada. Como regra, a mãe expectante retorna à condição de seus filhos, e ela precisa de apoio. Primeiro de tudo, uma figura feminina, já que regredimos nossas memórias de vida e comunicação com a mãe. E durante a gravidez, é especialmente importante para nós que no passado temos um relacionamento bastante bom com nossa mãe.
E se eles fossem diferentes?
E. E.: E. E.: Uma mulher que não viveu uma separação de sua mãe ainda está conectada a ela, cheia dela, odeia -a, provavelmente não terá filhos: simplesmente não há lugar para eles. E o desejo de se vingar de sua mãe pode se manifestar na relutância de ser como ela – isto é, para
dar à luz. Essas mulheres às vezes recusam contracepção para verificar: “Mas estou estéril?”, E quando a gravidez ocorre, eles se alegrem com sua plenitude. Mas todos os seus pensamentos não são sobre a criança, mas sobre si mesmos. Então eles costumam fazer o aborto, encontrando muitas razões para ele: falta de dinheiro, condições de vida. Isso não tem nada a ver com a realidade – isso está relacionado ao narcisismo . A mesma coisa, por incrível que pareça, podemos dizer sobre algumas das muitas crianças que dão à luz cinco, oito filhos, sem pensar seriamente que elas podem dar -lhes. A moderna mensagem narcisista glamourosa também consiste em ter muitos filhos. As crianças se tornam coisas ou jóias: certamente se transformarão em um atributo obrigatório de poço -estar em um grande número. Embora, é claro, haja lindas mães, incluindo crianças grandes que sabem que todos os seus filhos são diferentes e não são sua continuação, a personificação de sua onipotência.
Como a mãe narcisista se comporta?
E. E.: E. E.: Ela se importa com a saúde física de seu filho, pode dar a ele a diferentes círculos e seções, para usar lindamente – mas ela não sabe nada sobre o mundo interior dele e suas necessidades. Quem é ele, o que ele é e o que ele quer – isso lhe interessa o mínimo. Ela mesma sabe tudo por ele, porque ela o percebe com uma continuação de si mesma.
Algumas mulheres dizem que não querem ter filhos, porque não têm tempo: carreira, amigos, entretenimento.
E. E.: E. E.: Em geral, se os parceiros se amam, em qualquer caso eles criam algo terceiro. Isso pode ser incorporado em seu filho comum, ou no adotado, ou em alguns de seu projeto geral. Psicanalistas franceses dizem que uma pessoa é sempre um ou três. Mas essa pessoa “uma” me parece zero – ele não sente alegria, prazer da vida. E mesmo as feministas mais ávidas em certos momentos de sua vida querem ter filhos. Se meus clientes me dizem: “Eu sou um egoísta, nem penso em crianças. ” – eu pergunto:” Por que você se considera um egoísta? O maior egoísmo do mundo é ter filhos, porque este é o maior prazer que só pode ser “. É difícil acreditar para aqueles que dizem que não querem ter filhos. Porque a entidade feminina é maternidade. As mulheres escolhem suas carreiras e depois se preocupam com sua solidão. Mas é difícil acreditar para aqueles que dizem que não querem uma criança, mas ao mesmo tempo engravidar: se isso aconteceu, então a mulher queria isso, não importa o que ela dissesse. As crianças nascem apenas do desejo;Não há desejo – não haverá criança. E a gravidez e o desejo de ter um filho estão amplamente relacionados a quanta identidade feminina foi bem -sucedida, o que depende principalmente do relacionamento de uma mulher com sua mãe e pai.
Quanto o desejo de uma mulher de ter filhos depende de seu próprio pai?
E. E.: E. E.: Um bom pai é quem pelo menos uma vez em sua vida convidou sua filha para dançar e disse a ela que ela estava dançando como uma princesa. O ritual, quando o pai leva sua filha ao altar, é o sonho incorporado de cada garota que está experimentando os hpeliples para se casar com seu pai. E é do pai que ela está esperando o apoio de sua feminilidade. E quando seu pai dança com ela, ele diz a ela que ela é uma princesa e algum dia se tornará uma rainha, e ela terá sua própria família, seus filhos. Essas são as palavras que todo pai deve dizer a sua filha. Mas apenas diga, em nenhum caso, não se permita incestar reações que podem se manifestar em dicas, gestos, maneira de se vestir com uma criança, uma maneira de se comunicar com ele. Caso contrário, a fantasia das crianças inconscientes sobre a criança do pai permanecerá e poderá impedir a gravidez.
Por que um homem pode não querer uma criança?
E. E.: E. E.: Um homem quer uma mulher principalmente. E se ele quer essa mulher, ele quer ter filhos dela. Mas homens, como mulheres, sonham com imortalidade e homens narcisistas, assim como as mulheres narcisistas querem ver uma continuação de si mesmas em uma criança. O fato de ele não querer filhos, vejo, em particular, a falha na identificação masculina com seu pai ou avô.